Notícias

Feliz Páscoa

O espírito da Páscoa chegou no Consórcio Limpa Gyn. Os colaboradores receberam chocolates com cartão alusivo a data, desejando Feliz Páscoa a todos. Lembrança singela da Diretoria da empresa, que saúda a todos neste momento de união familiar. “Que o espírito da Páscoa esteja conosco todos os dias do ano”.

Moradores aderem à campanha de separação de lixo reciclável

O diagnóstico da coleta seletiva hoje, em Goiânia, aponta avanços importantes: aumento da quantidade de produtos recolhidos e acréscimo na cobertura dos bairros atendidos. Nos três primeiros meses de 2025, foram coletadas 6.770 toneladas de produtos recicláveis, comprovando o crescimento gradativo da coleta. Em janeiro foram 2.071 toneladas, já em fevereiro 2.319 e em março 2.380.

Para verificar a escala, a população precisa buscar, no site www.consorciolimpagyn.com.br, no plano de coleta seletiva, os novos horários do recolhimento dos recicláveis. E colocar, em sacos com cores diferentes do lixo domiciliar, que é preto, os produtos da seletiva na lixeira, se possível somente antes da coleta ocorrer.

A efetividade da coleta seletiva pode alcançar níveis desejados e esperados. É necessário maior conscientização da população quanto a separação do lixo dentro de casa. No saco preto, colocar lixo da preparação de alimentos na cozinha e do uso do banheiro. E em sacos de outras cores, embalagens em geral, de vidro, papel, plástico, metal, papelão.

Mecanização na varrição de ruas

Um dos serviços que o Consórcio Limpa Gyn executa, e que é pouco visto pela população goianiense, por ser realizado no período noturno, é a varrição mecanizada. Avenidas de pistas duplas e simples, ruas diversas, túneis e viadutos pavimentados, recebem diariamente o serviço de varrição, em bairros residenciais e comerciais.

Os ajustes na realização do serviço em dois turnos, foi viabilizado para adaptação da entrada da varredeira mecanizada em bairros com ruas mais estreitas. Com equipes iniciando às 18 hs e às 00 hs, é possível, durante o período noturno, atender todos os bairros programados.

As 12 varredeiras do Limpa Gyn executam 24 saídas por mês, já que todas atuam nos dois horários. Dentre os setores que são atendidos estão Setor Oeste, Centro, Cidade Jardim, Setor Leste Universitário, Campinas, Setor Coimbra e muitos outros. No site www.consorciolimpagyn.com.br basta clicar no plano de varrição mecanizada, digitar o nome da rua no mapa, para saber bairros e ruas atendidos.

Executado diariamente, por meio de um caminhão, que recolhe e acondiciona os resíduos, a varredeira é novidade em Goiânia. Trata-se de um veículo com escovas, que funcionam em movimentos circulares, direcionando o lixo ao local de armazenamento. Esse equipamento borrifa água no solo, após a varrição, para evitar poeira. Por mês as varredeiras realizam a limpeza de 24 mil quilômetros de vias urbanas.

O período noturno foi escolhido para o trabalho de varrição para evitar tumulto no trânsito e veículos estacionados nas vias, e para facilitar o trabalho do equipamento, que é realizado próximo ao meio-fio. Esse serviço de limpeza urbana não utiliza sacos para acondicionar os resíduos. Possuem escovas laterais e centrais, local de armazenar os resíduos e uma central de comando automatizado na cabine do caminhão.

Conversa Aberta

Durante o Conversa aberta, bate-papo com coletores e motoristas, iniciado na PA4 nesta quarta-feira (26/03), foram abordados temas como dengue, febre amarela e comunicação. Participaram do evento as equipes da coleta domiciliar e remoção. A prosa informal, que contou com a distribuição de livretos, foi conduzida por Fabrício, da Capacitação e Desenvolvimento, e Henrique, da Comunicação. A necessidade de cuidados com os transmissores das doenças e a disseminação desregrada de vídeos e fatos postadas na internet, foram assuntos apresentados e discutidos.
O “Conversa aberta” será apresentado ainda esta semana aos coletores e motoristas da PA2, e posteriormente aos colaboradores dos demais Pontos de Apoio.

Em três meses 271 toneladas recolhidas

Nos quase três meses de 2025, os serviços de coleta de lixo e entulho, do Consórcio Limpa Gyn retirou das ruas e bairros de Goiânia mais de 271 toneladas de resíduos residenciais, domiciliar e reciclável, e de materiais inservíveis.
O relatório trimestral do Limpa Gyn, no quesito lixo domiciliar, apontou que foram coletadas cerca de 114 mil toneladas de resíduos sólidos, somados os lixos orgânico e de materiais recicláveis, 158 mil toneladas de entulho foram retiradas de lotes baldios, ruas e praças, e 55 toneladas de detritos de vias públicas foram recolhidas pelas varredeiras mecanizadas.
O acréscimo do número de entulhos removidos, de dois para três meses, aumentou mais de 30% em um mês, já que no relatório de dois meses foram recolhidas 117 toneladas. Isso significa que mais inservíveis foram removidos, como sofás, colchões, camas, madeiras, entre outros inaproveitados, nos mais de mil pontos de áreas irregulares de despejo de entulho.

Formação de cipeiros.

Os componentes da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, eleitos pelos colegas e indicados pela administração, participaram hoje (18/03) de curso para conhecer a atuação dos cipeiros dentro da empresa. Detalhes do trabalho a ser desempenhado, funcionamento e treinamento regulares foram temas abordados. A principal meta do curso de formação de cipeiros consistiu em despertar o interesse por um ambiente de trabalho que não ofereça perigo e más condutas. E identificar medidas para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e combater manifestações impróprias. Os componentes da Comissão, que tomarão posse em 21/03, atuarão em 2025/2026 em todas as quatro garagens do Consórcio Limpa Gyn.