A coleta seletiva, um dos serviços de limpeza urbana que o Consórcio realiza, merece atenção especial dos cidadãos que separam e armazenam o lixo nos sacos. É preciso separar o domiciliar dos materiais a serem reciclados.
Sendo assim, nas residências, o lixo produzido na cozinha, pelos alimentos, e no banheiro, pela higiene e necessidades físicas, deve estar somente num saco. Já embalagens e sacos plásticos, jornais, papelão, papel, garrafas pets, metal e vidros, devem ser embalados em outro saco.
O primeiro saco, com resíduos orgânicos, vai para o Aterro Sanitário. Local apropriado para ser absorvido pela natureza. O saco com materiais seletivos, vão para as Cooperativas, que após serem separados são direcionados para indústrias de recicláveis, no aproveitamento de inservíveis como matéria prima.
A separação destes materiais, tratada pela educação ambiental, que tem sido ministrada nas escolas, é de imensa importância para a preservação do meio ambiente, e consequentemente, para a vida futura.