O serviço de remoção de entulhos em Goiânia começou a ser realizado 100% pelo Consórcio Limpa Gyn. A partir desta semana materiais de demolição, resíduos de construção, móveis em desuso, entre outros, deixados em áreas públicas, serão recolhidos. Cerca de 730 quilômetros quadrados, que é a área do município de Goiânia, estarão na rota da empresa na remoção de entulhos.
Os inertes a serem removidos são detectados por vistoria realizada pelas equipes da empresa, por pedidos da população, e ainda por visitas constantes a áreas já consideradas de transbordo ilegal. São locais onde o descarte irregular de entulhos é realizado constantemente. A remoção não é realizada em área particular.
Entulho ilegal em áreas públicas
Após identificar onde estão os entulhos, equipes da Limpa Gyn realizam a remoção, que necessita de caminhão e maquinário pesado, além de garis. Ao todo são 88 saídas de veículos por dia para conseguir atender a demanda. E muitas vezes, uma saída pode representar mais de uma remoção.
No perímetro urbano de Goiânia, em áreas onde o despejo de entulhos é ilegal, mas que é feito constantemente pela população, a empresa encontra toneladas de material em desuso. Em algumas a remoção de entulho chega a levar cinco dias, tamanho o volume dos detritos. E, por incrível que pareça, na semana seguinte, as áreas já estão lotadas de entulhos.
As áreas de despejo ilegal, identificadas pela Limpa Gyn, passam de dezenas no território goianiense. Normalmente são áreas afastadas dos bairros centrais, pouco fiscalizadas pelo poder público. E estão no limite do município, em diferentes regiões, ou em áreas não urbanizadas.